Início       Serviços       Gestalt-Terapia       Perguntas Frequentes       Minha formação       Opiniões       Feed

A Gestalt Terapia surgiu pelas mãos de um alemão chamado Friederich Perls, mais exatamente em 1951 com a publicação de um livro chamado Gestalt terapia. Mas ela realmente veio acontecer em 1968, na Califórnia.

Seus pressupostos filosóficos vem do humanismo, existencialismo, e fenomenologia. Com o método fenomenológico, ela abre mão da interpretação, propõe  uma escuta que suspende ideias pré-concebidas a fim de não estigmatizar mas libertar questões  existenciais. Para a gestalt, interessa muito o que o sujeito sente no aqui e agora, mas quando necessário, também trabalha as situações inacabadas (passado), e o futuro.

Os pressupostos teóricos da Gestalt-terapia nos leva a compreender o indivíduo de forma integrada. Pelo viés da psicologia da gestalt, nos interessa a percepção do nosso cliente, que percepção ele faz do mundo. Na teoria de campo, nos importa qual é o campo desse cliente; a teoria organísmica nos interessa o que o cliente sente, o que ele necessita, e a Teoria holística tenta entender como é a relação organismo-ambiente. Entende-se na Gestalt terapia que o homem é um ser de relações com o mundo.

©2020 por Karine Moraes @karinemoraex. Todos direitos reservados.