O RELACIONAMENTO DO CASAL DESDE O COVID-19.

Você sente que seu relacionamento com seu parceiro mudou nestes tempo de confinamento? Você não é a mesma pessoa de antes? Você percebe que quer passar menos tempo com seu parceiro? Você está mais irritado(a) ou desmotivado(a)?
O contexto de pandemia mudou completamente nossa maneira de viver e de nos relacionarmos conosco e com o outro. Essas mudanças podem gerar crises pessoais e relacionais. Mudança implica movimento e novidade, e quando as coisas deixam de ser como antes, é muito normal que tenhamos muitas dúvidas e questionemos o que está acontecendo. Esse processo de crise às vezes é necessário para ser capaz de reavaliar a nova situação e criar coragem para se adaptar a ela de outro lugar, se necessário.
Já está comprovado que o relacionamento de casais está sendo muito afetado por todas as consequências desencadeadas pelo Covid-19, seja porque agora passamos muito mais tempo juntos, seja pelo contrário, porque estamos separados há meses.
Ambos os casos mudam totalmente a forma como tínhamos de nos relacionar com o nosso parceiro, por isso a flexibilidade e capacidade que temos como pessoas para nos adaptarmos às mudanças neste momento serão fundamentais para a relação.

Nesta postagem, falamos sobre:

  1. Como era seu relacionamento antes dessa crise?
  2. De onde vem o problema com seu parceiro?
  3. Diretrizes para gerenciar o relacionamento

“Os alicerces da casa são essenciais para superar um

COMO ERA SEU RELACIONAMENTO ANTES DESSA CRISE?

Toda esta mudança estrutural nas relações tem revelado muitos aspectos que existiam anteriormente na relação do casal, mas que talvez com o dia a dia não tivéssemos consciência disso.
Portanto, pode ser um bom momento para identificar como você construiu seu vínculo anterior: comunicação, relações sexuais, resolução de conflitos, gestão individual de emoções, espaços pessoais. Toda a base sobre a qual o relacionamento foi formado é muito importante quando enfrentando novos obstáculos.

“Os alicerces da casa são essenciais para superar um terremoto”

Se neste momento você perceber que os “alicerces” do relacionamento não eram sólidos o suficiente, não se preocupe, é um bom momento para tomar consciência disso e poder reestruturá-los

DE ONDE VEM O PROBLEMA COM SEU PARCEIRO?

Como já dissemos, mudanças podem gerar crises e será fundamental identificar o motivo da crise para enfrentá-la. Como se eu tivesse uma lesão no pé, não faria sentido minha mão sarar, a mesma coisa acontece aqui, então primeiro vamos revisar de onde vem o problema para podermos resolvê-lo.
É uma crise pessoal que está influenciando o espaço comum? Ou o conflito vem do relacional? Talvez seja algo que estamos arrastando há muito tempo?
Aqui é necessário diferenciar se os conflitos existentes no casal vêm porque há algo no nível individual que está se projetando na forma de se relacionar (como estresse, problemas de autoestima, mudanças no trabalho e econômicas, dificuldades em gestão emocional, etc). Ou se o problema vem da relação entre os dois. Ou seja, problemas de comunicação, relações sexuais, expectativas não atendidas, mudança na forma de nos relacionarmos, não respeitar espaços vitais.
Pode existir várias causas que estão fazendo com que o casal esteja com a relação fragilizada ou complicada.

DIRETRIZES PARA GERENCIAR O RELACIONAMENTO.

“Uma nova situação leva à definição de novas regras”

Apesar de todas as dificuldades que nos encontramos nos dias de hoje, também pode ser uma oportunidade para estreitar os laços do casal e melhorar ou valorizar algumas áreas da relação.
É verdade que em situações tão difíceis como esta, é muito importante dedicarmos tempo para cuidar do casal . Aqui estão algumas diretrizes que podem ajudá-lo se você estiver passando por uma crise ou simplesmente quiser fortalecer seus laços emocionais:
Identifique a origem e a causa do problema . Desta forma, será muito mais fácil lidar com ele e começar pela raiz.
A comunicação é um elemento fundamental no relacionamento, pois é a principal ferramenta que temos para lidar com tudo o que está acontecendo. Em Somos Estupendas temos um artigo no qual falamos sobre como melhorar as habilidades de comunicação de um casal . Já que expressar como você está se sentindo, o que você precisa, quais são seus limites, o que acontece com você … é algo básico para poder construir esses “alicerces sólidos” que falamos antes, sempre de uma primeira pessoa e não linguagem violenta.

Existem elementos “invisíveis” ou “não verbais” que unem o casal (como podem ser gestos de afeto, apelidos especiais, hábitos criados de forma comum …) e esta situação desencadeada por Covid19 pode fazer com que esses elementos desapareçam. No momento em que a “cola” desaparece , é normal que o relacionamento mude. Assim, podemos tomar consciência de quais eram as coisas que faziam parte da nossa intimidade e recuperar aqueles momentos ou gestos que tornaram a relação especial e única.
Respeite os espaços individuais que nos permitem ter momentos sozinhos em que podemos cuidar de nós próprios , ouvir -nos e dar- nos o que precisamos. Como estamos emocionalmente no nível individual influenciará diretamente o relacionamento, portanto, gerenciar nossas próprias emoções nesta nova situação será muito significativo.
Compartilhe momentos de qualidade como um casal . Com tempos de qualidade queremos dizer poder fazer juntos e com o mínimo de barreiras tudo o que gostamos de fazer e com o que gostamos juntos. Divida uma série, uma conversa, jantares românticos, dance junto, brinque …

Assuma a responsabilidade pelo que depende de mim. Ou seja, não esperemos que o outro mude ou tome atitudes diferentes, pois o foco do meu bem-estar será colocá-lo fora e isso pode nos causar maior desconforto.
Podemos recorrer a recursos que sirvam de suporte e orientação para redirecionar o problema e fortalecer nossos pontos fracos. O meu trabalho como psicóloga pode ser um grande elemento agregador para gerenciar todos os itens acima.
Há momentos em que estamos tão carregados emocionalmente ou há tantos “apesar de” ou altos e baixos que é muito difícil para nós lidarmos com esta situação sozinhos. Oferto para você terapias de casais online que podem certamente ajudá-lo na sua situação atual, se precisar.

“Uma nova situação leva à definição de novas regras”

Ao longo do ciclo de vida, é muito provável que enfrentemos muitas mudanças e dificuldades que levarão a crises no relacionamento. Por isso pode ser bom termos uma atitude de curiosidade, flexibilidade e abertura à mudança, vendo isso como oportunidades de aprendizagem ou de autoconhecimento.
Para isso, viver do autocuidado e da relação consigo mesmo será fundamental para receber e administrar os conflitos do casal.


Compartilhar é viver!

Saiba mais sobre meus serviços