PSICOLOGIA CLÍNICA

   A psicologia clínica é realmente um campo poderoso. Este tipo de terapia se concentra na inter-relação entre pensamentos, sentimentos e ações que se passam na mente de uma pessoa. Estudos mostram que 80% de nossa saúde mental se baseia na maneira como pensamos sobre as questões, portanto, as intervenções psicológicas devem se concentrar na conexão entre ação e disposição, procurando enfrentar os problemas em sua própria raiz.

    Psicoterapia é um dos atendimentos oferecidos dentro da psicologia clínica, onde não existe idade específica atendimento e podem ser disponibilizados também para casais, famílias ou grupos de ajuda. A psicoterapia se trata da aplicação de técnicas para tratamento de questões emocionais, busca por autoconhecimento, distúrbios mentais, entre outras. É importante dizer que cada psicólogo segue uma linha de abordagem que são definidas pelo próprio profissional.

      Esse profissional possui experiencia teórica e prática que o possibilitam auxiliar seus pacientes em qualquer circunstância. Um dos exemplos a ser dado são problemas em nosso dia-dia como: Relações amorosas, trauma, luto, ansiedade, problemas profissionais, abuso psicológico e sexual. Por esses e muitos outros motivos que é recomendado procurar ajuda de um psicoterapeuta, para sua saúde mental e qualidade de vida.

Benefícios da psicoterapia

Relatar experiências ajuda as pessoas a perceberem gradualmente diferentes partes de sua experiência, assim como o hábito à expressão e experiência emocional. Isto permite que elas tenham consciência do impacto do evento, o que impede a inibição contínua. Os eventos traumáticos terão um significado e uma estrutura diferente em sua narrativa pessoal.

Fortalece o autoconhecimento:
O autoconhecimento é uma parte em constante mudança na vida de qualquer pessoa. Passar por situações adversas e estressantes, como ocorrem em uma clínica ou consultório, faz com que o médico esteja em contato constantemente com diversos pontos da sua personalidade. Com a terapia, é possível aprender a extrair o que há de melhor desses momentos.

Ajuda a superar barreiras:
A terapia ajuda a desmistificar nossos medos, traumas e ‘fantasmas mentais’. É importante realizar uma avaliação da nossa saúde mental e buscar a superação de certos transtornos. Além disso, ajuda a superar as barreiras de nossos medos, inseguranças e abre perspectivas de uma vida mais integrada, humana e equilibrada.

Equilíbrio emocional:
Fazer acompanhamento psicológico nada mais é do que buscar um equilíbrio emocional para lidar com a rotina de trabalho e com os obstáculos da vida. Ao trabalhar todas essas questões, os profissionais da saúde poderão empregar um olhar mais humanizado para seus pacientes.

          A psicologia se propõe a ir além de uma mudança de comportamento ensaiada. É necessário questionar a palavra “mudança” e o próprio ato, a fim de libertar-se das cadeias da existência, a fim de construir e reconstruir um sentido de vida. Olhando o comportamento e as experiências de outro ponto de vista, amplia-se sua maneira de resolver os problemas, tomando consciência de suas ações e depois melhorando-as.

             Quando as pessoas têm um problema desafiador que diz respeito à sua saúde mental e/ou bem-estar, um psicólogo clínico é o profissional a consultar para encontrar respostas e também trabalhar no tratamento solicitado. Ninguém sabe melhor do que você como são seus sentimentos, o que o incomoda e o que o deixa triste ou frustrado. Mas é importante saber que muitos desses sentimentos podem ser estruturados se aprendermos a lidar com eles em um processo passo a passo.


Compartilhar é viver!

Saiba mais sobre meus serviços